De que forma o AL impacta o preço da habitação em Lisboa?
De que forma o AL impacta o preço da habitação em Lisboa?
Numa altura em que o XXIV Governo Constitucional, no que considera a sua estratégia para a habitação, se prepara para eliminar as restrições ao Alojamento Local (AL), vale a pena olhar para o que nos dizem os dados sobre os impactos desta atividade no preço da habitação na cidade de Lisboa.
Durante a pandemia, mais de 3.000 ALs da capital passaram para arrendamento de longa duração, aumentando em 20% as casas disponíveis para arrendar, e verificando-se uma descida das rendas pela 1a vez desde 2013. Estes dados são de uma investigação publicada em 2022 por investigadores da Universidade Nova de Lisboa, e confirmados pelos dados do Instituto Nacional de Estatística, onde podemos observar claramente a redução das rendas no concelho de Lisboa durante a pandemia (Fig. 1).
Neste mesmo estudo, observou-se ainda que nesse período as rendas desceram 3,5% mais nas freguesias turísticas, com mais AL, do que nas outras freguesias da cidade de Lisboa.
Fig 1. Evolução do valor mediano das rendas em Lisboa de 2017 a 2023.
(© Movimento Referendo pela Habitação)
Noutro artigo publicado em Novembro de 2022, foi detectado um efeito semelhante em 2018, aquando da implementação das zonas de contenção, que impediu novos registos de AL em certos bairros de Lisboa – o preço de venda de casa nestes bairros desceu 9%.
Sabemos que o AL não é o único culpado desta crise da habitação. Mas é seguramente um dos culpados. Só conseguiremos resolver a crise da habitação atuando em todas as frentes, incluindo no sector do Alojamento Local.